A arte do Metal com toque feminino
Hysterica – The Art Of Metal [2012]
Após a boa repercussão do álbum Metalwar, as suecas do Hysterica resolveram inovar em sua próxima empreitada. Artistas prepararam pinturas especiais, baseadas nas letras das músicas do novo disco. Isso acabou rendendo um encarte muito bem produzido, algo cada vez mais raro em uma época onde esse componente se torna cada vez menos explorado. Musicalmente, a banda segue em sua linha oitentista, dessa vez com mais passagens épicas. Ao mesmo tempo, algumas passagens são bem acessíveis até mesmo para quem não é tão familiarizado com o lado mais true do estilo, promovendo uma interessante mistura.
A vocalista Anni De Vil entende do riscado, alternando vozes limpas com guturais esporádicos. Suas companheiras não inventam e oferecem o que o ouvinte espera em termos instrumentais. A produção de Pontus Norgren (Hammerfall) e Marcus Jidell (Evergrey) colabora, deixando o som redondinho. Destaque para os bons riffs e refrão de “Live Or Die” e a cadência de “Spirit Of The Age”, na melhor linha clássica do gênero. A pegada mais Hard Rock surge em “Force Of Metal”, enquanto “Heels Of Steel” mantém o clima de arena, mas incorpora elementos mais atuais. “Daughters Of The Night” começa com voz e piano e desemboca em uma cacetada lembrando os bons tempos do Manowar.
Sem maiores inovações, as garotas mostram competência e oferecem o que fãs de um Heavy Metal direto e reto, como deve ser um exemplar da linhagem. Ótima pedida para se ouvir no último volume.
Nota 8
Anni De Vil (vocals)
Bitchie (guitars)
Marydeath (guitars)
SatAnica (bass)
Hell´n (drums)
01. Breaking The Walls
02. Fighters Of The Century
03. Live Or Die
04. Spirit Of The Age
05. Message
06. Fear Of The Light
07. Force Of Metal
08. Heels Of Steel
09. Hysterica
10. Daughters Of The Night
Fonte: Van do Halen